A parceria de Gran Turismo Sport com a FIA, que não foi renovada para Gran Turismo 7, acabou nas mãos do simulador concorrente, Assetto Corza Competizione, que agora poderá promover torneios de eSport homologados pela entidade que regula as principais categorias do automobilismo mundial.

Os campeonatos sancionados pela FIA acompanharam boa parte da história de Gran Turismo Sport, até serem extintos no ano passado. Na prática, além de poder ostentar a marca da FIA, o jogo da Polyphony Digital pôde premiar seus vencedores na cerimônia da gala da FIA, que ocorre anualmente em dezembro.

Agora, Assetto Corsa Competizione será o simulador oficial para a categoria de eSports da FIA, o FIA Motorsport Games, que voltará este ano após uma pausa dada nos dois últimos anos. Serão 17 disciplinas de competição para a segunda edição do evento que será realizado de 26 a 30 de outubro em Marselha.

Cada Autoridade Esportiva Nacional (ASNs) da FIA poderá nomear um único piloto para a competição de eSports, que ficou conhecida como “Digital Cup” nos Jogos inaugurais da FIA Motorsport em 2019 na Itália. Diferente de Gran Turismo Sport, que simula várias categorias do automobilismo, o foco do campeonato de Assetto Corsa Competizione será na categoria GT3 virtual, separada nas disciplinas GT, GT Sprint e Endurance.

O primeiro medalhista de ouro da FIA Motorsport Games na disciplina, realizada em GT Sport, foi o piloto australiano Cody Nikola Latkovski, que se classificou em segundo mais rápido para o evento em 2019 e venceu a semifinal B antes de conquistar a medalha de ouro. Bernal Valverde, da Costa Rica, terminou em segundo lugar, à frente do vencedor da medalha de bronze, o italiano Stefano Conte.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Um formato eliminatório decidirá os 20 finalistas da competição Esports FIA Motorsport Games. Espera-se que mais de 80 pilotos individuais de países de todo o mundo compitam no evento, todos correndo por seus países no Mistral Hall do Circuit Paul Ricard – com vista para a famosa Mistal Straight, sede do Grande Prêmio da França.

A competição na disciplina de Esports começará na quinta-feira, 27 de outubro, com a final no sábado à noite, 29 de outubro.

“Os FIA Motorsport Games são uma oportunidade excepcional para os competidores de Esports competirem por medalhas ao lado de pilotos de corrida tradicionais”, disse o presidente da Comissão de Esports da FIA, Niroshan Pereira.

“Trabalhando lado a lado com as ASNs, acreditamos fortemente que a disciplina de Esports da FIA Motorsport Games pode ajudar a apresentar competidores de países não tradicionais do automobilismo e descobrir estrelas do futuro. Estamos muito satisfeitos por poder trabalhar com a Kunos Simulazioni e usar seu produto Assetto Corsa Competizione nesta ocasião. É um dos títulos de esports mais populares da indústria, assim como entre nossos ASNs, então poder colaborar com eles é ótimo”.

Marco Massarutto, cofundador e gerente executivo da Kunos Simulazioni, disse: “Estamos muito satisfeitos por ser a escolha da FIA para os Jogos de Automobilismo, pois com o Assetto Corsa Competizione elevamos ainda mais a fasquia do que com o Assetto Corsa, trazendo o emoção da simulação de corrida real para um número muito alto de países, que estamos ansiosos para ver competindo em um evento onde cada um dos pilotos de simulação pode deixar sua nação orgulhosa”.

Assetto Corsa Competizione está disponível no PC e consoles das linhas PlayStation e Xbox.