A Sony divulgou um vídeo no qual o arquiteto do PlayStation 4, Mark Cerny, comenta sobre a criação da versão mais poderosa do console, o PlayStation 4 Pro.

No vídeo, Cerny esclarece que o “PS4 Pro não é o início de uma nova geração, nem é um console que vai borrar as linhas entre gerações”, e a intenção da Sony é de evoluir a experiência do PS4 “sem o tipo de perturbação que a mudança para uma nova geração de console implicaria”.

O PlayStation 4 Pro irá oferecer resolução superior e taxas de quadro por segundo mais estáveis nos jogos, mesmo para quem não tem uma TV 4K. Em uma HDTV mais comum, o console rodará todos os jogos em 1080p e poderá manter a taxa de quadros por segundo mais alta ou sempre no nível ideal.

Cerny também comenta que os jogos de realidade virtual do PlayStation VR poderão ter imagens mais nítidas quando rodados no PlayStation 4 Pro. O arquiteto também comenta que a nova versão do DualShock 4 evolui o controle com uma luz sobre o touchpad para indicar quem é quem em jogos multiplayer e a nova conexão com o PS4 via USB permite latência (tempo de resposta entre o controle e o console) menor, algo que poderá ser sentido em jogos de luta.

No vídeo, Cerny também conta que o PS4 Pro começou a ser desenvolvido assim que o PS4 saiu em novembro de 2013, pois a Sony já estava ciente do crescimento do mercado de TVs 4K na época.

O PS4 Pro sai em novembro por US$ 399.