A FromSoftware e a Bandai Namco divulgaram o primeiro trailer da jogabilidade de Armored Core 6: Fires of Rubicon e anunciaram que o jogo será lançado em agosto de 2023 no PC e consoles.

Primeiro lançamento da FromSoftware desde Elden Ring, Armored Core 6: Fires of Rubicon parece fiel ao estilo da série de batalha de mechs e não tem muito de um “Souls-like”, a não ser pelas grandes lutas contra chefes.

“Uma nova substância misteriosa chamada ‘Coral’ foi descoberta no planeta remoto, Rubicon 3”, diz uma sinopse oficial do jogo. “Como fonte de energia, esperava-se que essa substância aumentasse drasticamente as capacidades tecnológicas e de comunicação da humanidade. Em vez disso, causou uma catástrofe que envolveu o planeta e as estrelas circundantes em chamas e tempestades, formando um Sistema Estelar Ardente”.

“Quase meio século depois, Coral ressurgiu em Rubicon 3, um planeta agora contaminado e isolado pela catástrofe. Corporações extraterrestres e grupos de resistência lutam pelo controle da substância. O jogador se infiltra na Rubicon como um mercenário independente e se encontra em uma luta pela substância com as corporações e outras facções”.

“Apesar do ritmo e da estrutura de pilotar um robô serem completamente diferentes em outros títulos criados pelo estúdio, os jogadores podem ter certeza de que vão encontrar os mesmos controles responsivos e fluidos que já viram em jogos da FromSoftware, apenas em um contexto diferente”, explica o blog oficial do PlayStation. “Imagine robôs gigantes e fortemente equipados e com a habilidade de se movimentar por chão e ar, reagindo na velocidade da luz a ataques e ameaças enquanto tentam superar oponentes com maior poder de fogo à disposição”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“Os ambientes expansivos vão dar uma incrível sensação de escala, mantendo a já esperada qualidade dos mestres em design de mundos da FromSoftware. E, com as habilidades avançadas do seu Armored Core (ou AC, para encurtar), você vai poder explorar esses espaços abertos e grandes como quiser. Será possível encontrar diversos cenários e objetivos conforme você progride na campanha estruturada em missões (assim como nos jogos anteriores da série)”.

“Teremos missões em que você lutará em campos de batalha amplos, com grande foco no combate”, explica o diretor Masaru Yamamura. “Mas também será possível recuperar registros de dados de destroços e ir atrás de objetivos secundários”.

Impulso Ofensivo: Um dos principais recursos novos de Armored Core VI é a mudança rápida entre tiroteios de longa-distância e combate corpo-a-corpo, graças a uma habilidade de movimento ativada por botão chamada Impulso Ofensivo.

“O Impulso Ofensivo é uma ação ofensiva que ajuda a diminuir a distância entre inimigos e lhe permite sair de uma distância longa e aproximar-se rapidamente”, conta Yamamura. Essa capacidade também fornece algumas habilidades de combo incríveis, segundo a descrição de Yamamura: “Digamos que você lance um ataque com mísseis enquanto ativa seu Impulso Ofensivo. “Conforme o inimigo está se recuperando do primeiro ataque, você se aproxima com a sua espada pulsante e parte para o ataque corpo-a-corpo”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_03

Atordoamento: Outra novidade nos sistemas de combate da série é o atordoamento: se um AC sofre muitos golpes em um curto espaço de tempo, vai ficar sem funcionar (e vulnerável) por um momento. Tanto os ataques contínuos quanto os golpes poderosos podem causar dano de atordoamento, incentivando você a manter a pressão sobre seu adversário. O dano aplicado ao medidor de atordoamento do seu inimigo varia de arma para arma. Fatores como distância também podem influenciar, criando mais elementos de estratégia ao equipar e usar esses armamentos em combate.

“Em média, a velocidade de movimento no jogo é um meio-termo entre Armored Core 3 e Armored Core 5. Mas Armored Core VI foi desenvolvido para reforçar as mudanças de ritmo e combate. Com acelerações instantâneas e mudanças repentinas de tempo, o combate pode ficar tão alucinante como Armored Core 4, por exemplo”.

“Haverá uma grande variedade de inimigos poderosos de todos os tipos e tamanhos”, conta Yamamura. “Helicópteros de combate enormes, torretas móveis bem armadas e pesados dispositivos automatizados de demolição, que são programados para destruir invasores sem qualquer discriminação. Armored Core VI vai oferecer diversas experiências de batalha explosivas que desafiam os jogadores a lutar contra as probabilidades e superar esses robôs gigantescos e anormais”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_04

Personalização é uma peça-chave da experiência de Armored Core. Você terá acesso a diversas peças para melhorar e aprimorar o poder do seu AC. Quatro espaços para armamentos, sendo um em cada mão e dois atrás, criam muitas possibilidades para testar diferentes arsenais. Bazucas, metralhadoras, mísseis de dispersão, rifles de plasma e os favoritos de sempre. Há também um monte de novas armas de curto alcance.

“Um aspecto que focamos em Armored Core VI são as armas de combate corpo-a-corpo, equipadas somente na mão esquerda”, descreve Yamamura. “Alguns exemplos são bombas de fragmentação, serra elétrica ou espada de pulsação, lanças e outras armas idiossincráticas. Como as principais armas são as de fogo, as de combate corpo-a-corpo focam mais na individualidade.”

A Arena, um dos modos favoritos no qual é possível lutar em inúmeras batalhas contra diversos robôs personalizados e especializados, está de volta em Armored Core VI como um exercício de treinamento simulado.

“Temos diversos AC diferentes e personagens únicos para lutar na Arena, então esperamos que os jogadores os enfrentem e tentem alcançar o topo da classificação. Até será possível encontrar a versão real desses adversários durante as missões”.

Armored Core 6: Fires of Rubicon será lançado em 25 de agosto no PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S.