O Arkane Studio ouviu as críticas do público e prometeu que irá trabalhar para remover a exigência de conexão à internet para a porção single-player de Redfall.

A restrição de conexão à internet foi revelada em fevereiro e, como esperado, desagradou um bom número de pessoas que temem a possibilidade de instabilidades de conexão ou de servidor se tornando um entrave para o acesso ao jogo.

Falando ao site Eurogamer, o diretor do jogo, Harvey Smith, revelou que o estúdio está trabalhando em uma solução para alterar a forma como o jogo lida com a conexão à internet no single-player.

“Existem duas maneiras pelas quais os desenvolvedores podem reagir a isso, certo?”, comentou Smith sobre a reação do público à exigência de conexão à internet. “Eles poderiam dizer: ‘Oh, meu Deus, você está sempre online. Se você entrar no Steam e não estiver online, você enlouquece. Se você entra no seu Xbox e não consegue o último patch ou ver o que seus amigos estão fazendo, você enlouquece. Você quer estar sempre online!’ Mas essa resposta, eu acho, carece de empatia”.

“Existem pessoas que moram em lugares onde há interrupções ou a banda larga é ruim, ou estão competindo com seus familiares porque a mãe está transmitindo um filme ou o irmão está em outro dispositivo. E então acho que é uma crítica legítima”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“Recebemos isso com muita empatia”, disse Smith. “Nós ouvimos. E já começamos a trabalhar para resolver isso no futuro. Temos que fazer algumas coisas como criptografar seus jogos salvos e fazer um monte de trabalho de interface do usuário para suportá-lo. E então estamos investigando – eu não deveria prometer qualquer coisa – mas estamos investigando e trabalhando ativamente para consertar isso no futuro”.

Smith também explicou os motivos para Redfall exigir conexão à internet mesmo no single-player. Segundo ele, não é por causa de microtransações, mas apenas para coletar dados que ajudam o Arkane a entender melhor o que funcionou no jogo, o que o povo não gostou tanto e as dificuldades que os jogadores enfrentaram.

“Isso nos permite fazer algumas coisas de acessibilidade”, disse Smith. “Isso nos permite telemetria, como – se todo mundo está caindo de escadas e morrendo, isso aparece. E assim podemos ajustar o código da escada. Há razões pelas quais nos propusemos a fazer isso que não são insidiosas”.

“Você pode encontrar fantasias e coisas assim no mundo, essas são suas. Temos um plano de DLC – algumas vezes venderemos um pacote de coisas como armas, fantasias, personagens, você sabe, qualquer coisa. Nós estamos muito empolgados com essas coisas, mas será como um DLC que você compra pelo Xbox ou qualquer outra coisa. E há a edição Bite Back [do jogo base], onde você obtém algumas dessas coisas de graça. Tínhamos esse plano com Dishonoured, temos isso em todos os jogos que fazemos”.

Redfall será lançado para PC e Xbox Series X|S em 2 de maio.