O fundo soberano da Arábia Saudita anunciou um investimento grande na Nintendo, da qual passa a deter 5% das ações e se torna o 5º maior acionista. O negócio foi estimado em 3 bilhões de dólares e a Nintendo não quis comentar o assunto.

O grande interesse do príncipe Mohammed bin Salman e da Arábia Saudita pelos videogames já estava bem estabelecido após a aquisição da SNK e da Electronic Sports League, ou dos múltiplos investimentos feitos na Electronic Arts, Take-Two Interactive, Activision Blizzard, Capcom e Nexon desde no final de 2020. Assim como a Nintendo agora, o fundo soberano de US$ 500 bilhões já detinha 5% do capital da Capcom.

Contatado pela Bloomberg, um porta-voz da Nintendo disse que a empresa soube do investimento saudita pela mídia e não comentará sobre acionistas individuais. O fundo saudita se beneficiou da atual fraqueza do iene e possivelmente também dos resultados da Nintendo, que antecipa uma queda nas vendas e lucros para o ano fiscal de abril de 2022 a março de 2023.

O fundo de investimento público saudita é o principal ator do programa de reforma socioeconômica “Saudi Vision 2030”, cujo objetivo é reduzir a dependência do reino do setor petrolífero e diversificar sua economia em novos setores, incluindo jogos de azar. Esses investimentos também visam trazer visibilidade internacional à Arábia Saudita e suavizar a imagem autoritária do príncipe.