Cercado de grande expectativa pelo público e sua editora, The Callisto Protocol parece ter fracassado também nas vendas e ficará muito distante da meta prevista pela coreana Krafton, que investiu pesado no projeto na esperança que ele pudesse se tornar sua nova grande franquia internacional.

Segundo o site coreano K-Odyssey, o jogo de horror espacial do estúdio Striking Distance custou mais de 200 bilhões de won (US$ 162 milhões) para ser desenvolvido, mas esse valor dificilmente será recuperado pela Krafton, a editora que bancou o projeto.

A expectativa para The Callisto Protocol por parte da Krafton era tanta que a editora se referia a ele como um projeto “Quadruplo A”, sugerindo um investimento alto no desenvolvimento e marketing, apesar do jogo ser uma nova franquia em um gênero de nicho que raramente produz grandes números de vendas.

De acordo com a Samsung Securities, um dos fundos de investimento que apostaram na Krafton, a editora esperava que The Callisto Protocol vendesse cerca de cinco milhões de cópias. No entanto, “tendo em conta o atual ranking de vendas, a venda acumulada de 2 milhões de exemplares não será fácil até mesmo este ano”.

Como comparação, Resident Evil Village, o último representante da série de jogos de horror mais popular do mercado, conseguiu vender 6 milhões de unidades em seus primeiros seis meses. Diante do prestígio da franquia e a alta qualidade do jogo, os números podem ser considerados modestos, mas há na série uma tendência a acumular vendas expressivas em longo prazo.

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Quando foi lançado em dezembro, The Callisto Protocol foi recebido com opiniões que destoam entre muito elogiosas, incluindo algumas notas 9/10, e críticas mais duras, como a do tradicional site Gamespot, que deu a ele a nota 5/10. A nota 7/10 do IGN foi mais representativa do sentimento médio dos avaliadores.

O mau desempenho comercial de The Callisto Protocol torna a possibilidade de uma continuação do jogo mais remota. Para a Krafton, que também é a editora de PUBG, a consequência mais imediata foi a desvalorização de suas ações em cerca de 22% desde o lançamento do jogo em 2 de dezembro.