A conclusão da compra da Activision Blizzard pela Microsoft trouxe boas notícias para o mercado chinês, que voltará a ter os jogos da Blizzard distribuídos pela NetEase, após uma pausa de mais de um ano.

O chefe do Xbox, Phil Spencer, comemorou a assinatura do novo contrato com uma foto postada nas redes sociais da Blizzard. E por uma boa razão: a parceria abre as portas para um mercado gigantesco, como explica num comunicado de imprensa oficial. “A Blizzard e a NetEase fizeram um trabalho incrível para renovar o nosso compromisso com os jogadores – os universos da Blizzard têm feito parte da vida dos jogadores na região há muitos anos. Trazer os jogos lendários da Blizzard de volta aos jogadores chineses enquanto exploramos maneiras de trazer mais títulos novos para o Xbox demonstra nosso compromisso em levar mais jogos para mais jogadores em todo o mundo”, escreveu a Microsoft/Xbox.

Os servidores de World of Warcraft, Overwatch, Hearthstone e outros foram desativados em janeiro de 2023 na China, após uma disputa entre a Blizzard Entertainment e a NetEase, que teria sido motivada por um desentendimento entre o CEO da Activision na época, Bobby Kotick, e chefe da NetEase, Ding Lei.

Segundo reportagem do jornal New York Times na época, o desentendimento teria acontecido quando Kotick interpretou falas de Lei sobre dificuldades para aprovação da venda da Activision Blizzard à Microsoft na China como uma ameaça. Mais tarde, o chefe de parcerias da NetEase, Simon Zhu, comentou pelo LinkedIn que decisão de terminar os serviços dos jogos da Blizzard na China era responsabilidade de “um idiota”, e os detalhes viriam a público em outra oportunidade.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Enquanto o Xbox comemora a nova oportunidade de negócios no enorme mercado chinês de videogame, leia este artigo para saber mais sobre os jogos online da indústria do Igaming e entender como aproveitá-los com maiores vantagens.