A CD Projekt disse que seus jogos futuros terão campanhas de marketing “muito mais curtas” após as duras lições ensinadas pelo lançamento conturbado de Cyberpunk 2077.

Cyberpunk 2077 foi anunciado no distante maio de 2012 e foi lançado somente em dezembro de 2020, após três adiamentos que deixaram os fãs ansiosos e impacientes. A pressão para ter o jogo no mercado o quanto antes foi considerada por muitos um erro fatal da produtora polonesa, que lançou um jogo inacabado, repleto de bugs e de performance sofrível nos consoles PS4 e Xbox One.

O plano de contenção de danos que se seguiu incluiu a remoção de Cyberpunk 2077 da PlayStation Store, reembolso aos consumidores insatisfeitos e o comprometimento em apressar as correções. A atualização 1.2, a maior feita até agora, foi lançada ontem e corrige mais de 500 itens.

A CD Projekt também terá que se defender de vários processos na justiça iniciados por investidores indignados com a falta de transparência do estúdio.

Em uma apresentação de seus planos estratégicos nesta terça-feira, o vice-presidente sênior de desenvolvimento de negócios da CD Projekt, Michał Nowakowski, destacou algumas das lições aprendidas com as falhas de marketing de Cyberpunk 2077.

“Daqui para frente, nossas campanhas serão muito mais curtas. Vamos esperar até muito mais perto do lançamento de um jogo antes de começar a mostrar coisas como trailers, demos ou aprofundar a mecânica, etc”.

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Os projetos ainda receberão “pequenos teasers” em um estágio inicial “se fizer sentido”, mas as campanhas de marketing serão contidas.

Uma das muitas críticas feitas na ocasião do lançamento de Cyberpunk 2077 foi ao fato da produtora ter escondido as demonstrações do jogo no PS4 e Xbox One do público, que só tomou conhecimento da condição precária após comprar e experimentar o jogo.

“E quando as campanhas começam, nosso objetivo é gerenciar as expectativas de maneira adequada em todas as plataformas”, disse Nowakowski. “Isso significa focar na comunicação de filmagens de jogo polidas, não em conceitos. Também mostraremos filmagens de nossos jogos em todas as plataformas em que serão lançados”.

O foco no futuro próximo já está em prática na CDPR e a produtora pretende falar apenas do planejamento anual daqui para a frente. Para 2021, os planos são as versões de nova geração de Cyberpunk 2077 e The Witcher 3, bem como os DLCs para o RPG futurista.

Também entram nos planos um modelo de desenvolvimento mais ágil de jogos AAA, com auxílio dos estúdios na Polônia e Canadá.

“A base de nossa estratégia é mudar e adaptar nosso foco para permitir o desenvolvimento de jogos AAA paralelos”, a partir de 2022, disse o presidente e CEO adjunto Adam Kiciński.

“Planejamos alcançar isso aumentando nossa capacidade de produção e implementando uma série de novas ideias para tornar nosso trabalho mais eficiente e contínuo”.