A Sega afirmou que o estúdio Creative Assembly voltará a trabalhar em jogos nos gêneros que conhece melhor, após ser obrigado a cancelar Hyenas, sua incursão no gênero de tiro em primeira pessoa como serviço.

Hyenas foi cancelado em estágio avançado de desenvolvimento, quando já estava sendo jogado pelo público em fases de teste. A decisão da Sega pelo cancelamento veio após a conclusão que o jogo não teria chances no cada vez mais impenetrável mercado de jogos de tiro online, mesmo que abdicasse do modelo pago para se tornar mais um título gratuito.

Em uma apresentação para investidores, o presidente e CEO do Sega Sammy Holdings, Haruki Satomi, comentou que o Creative Assembly estava trabalhando em um gênero que não conhecia bem o suficiente, resultando no cancelamento do jogo e demissões.

“Cada estúdio tem seus pontos fortes e fracos, mas os ventos favoráveis do período inicial do COVID-19, aliados ao forte desempenho de cada título, nos levaram a adotar uma estratégia de acelerar mais, mesmo em áreas onde esses estúdios não tentaram ainda para um maior crescimento”, disse Satomi.

“No entanto, alguns estúdios tiveram um bom desempenho e outros não, por isso decidimos focar novamente nos pontos fortes de cada estúdio. Simplificando, a Creative Assembly era boa em jogos offline do gênero RTS, mas aceitou o desafio de desenvolver Hyenas, um jogo online do gênero FPS. No entanto, embora o jogo em si fosse bom, decidimos cancelar o desenvolvimento de Hyenas porque não achávamos que alcançaria uma qualidade que satisfaria nossos usuários quando consideramos se poderíamos realmente operar este jogo online competitivo por um longo período de tempo”, explicou o executivo.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Embora seja especialista em jogos de estratégia, especificamente com a série Total War, o Creative Assembly já se aventurou pelo horror de sobrevivência com Alien Isolation, jogo que não foi um grande sucesso comercial mas se destacou em muitos aspectos, se tornando um título cultuado por um bom número de fãs.