A Microsoft pretende continuar comprando empresas de jogos para reforçar os negócios do Xbox no futuro, segundo o CEO Satya Nadella. Na segunda-feira, a empresa anunciou a aquisição da Zenimax, controladora da Bethesda, por US$ 7,5 bilhões.

Falando à Cnet após o anúncio do acordo com a Bethesda, o CEO da Microsoft explicou que criar novos estúdios de desenvolvimento é difícil, portanto as aquisições fazem parte da estratégia da empresa para crescer o portfólio de jogos do Xbox.

“Sempre procuraremos lugares onde haja essa comunhão de propósito, missão e cultura”, disse Nadella. “Você não pode acordar um dia e dizer: ‘Deixe-me construir um estúdio de jogos… A ideia de ter conteúdo é para que possamos alcançar comunidades maiores”.

O acordo bilionário anunciado na segunda-feira permitiu à Microsoft aumentar seu número de estúdios de desenvolvimento internos de 15 para 23, e dar ao Xbox o controle de franquias de sucesso como The Elder Scrolls, Doom e Fallout.

Nos últimos dois anos, a Microsoft comprou vários estúdios independentes enquanto preparava o terreno para o Game Pass e o lançamento do Xbox Series X e S em novembro. Antes da Bethesda, foram adicionados à bandeira do Xbox o Ninja Theory (Hellblade), Playground Games (Forza Horizon), Obsidian (Fallout: New Vegas), InXile (Wasteland 3) e Double Fine (Psychonauts).