Apex Legends, que surgiu do nada e alcançou o posto de jogo mais assistido do Twitch em uma semana dos sonhos para a EA em fevereiro, está dando sinais de que pode ser apenas uma moda passageira. Analistas de mercado estão alertando os investidores sobre uma aparente supervalorização do jogo e dos papeis da EA após a constatação de um declínio abrupto na popularidade do jogo de battle royale nos últimos dois meses.

Após atingir o pico de 40 milhões de horas assistidas no Twitch em fevereiro e ficar por algumas semanas no topo dos jogos mais populares da plataforma de streaming, Apex Legends não sustentou seu bom momento e caiu vertiginosamente em março e abril, estando agora com 10 milhões de horas assistidas por semana. No atual contexto de jogos que são fenômenos populares apoiados em transmissões de partidas online e engajamento de celebridades e gamers famosos, os indicadores do Twitch acabam sendo uma métrica fundamental, mas Apex Legends também mostra sinais de declínio nas buscas pelo Google.

O site Seeking Alpha, especializado no mercado de ações, aponta que os streamers mais populares e influenciadores digitais estão abandonando Apex Legends e voltando para Fortnite. Apenas dois dos dez canais de streaming mais populares do Twitch continuam jogando Apex Legends no momento.

A explosão de popularidade de Apex Legends pode ser atribuída ao fator surpresa, visto que o jogo foi anunciado e lançado prontamente pela EA em fevereiro, e também à campanha de marketing da EA, que pagou para alguns influenciadores digitais jogarem no Twitch. O streamer Ninja chegou a receber US$ 1 milhão para jogar Apex Legends no lançamento. O crescimento, portanto, não foi orgânico, mas fruto de dois fatores que não podem ser sustentados com o tempo: a novidade e o alto investimento em marketing online.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“Nós dissemos isso antes e vamos dizer de novo: Apex está supervalorizado”, concluiu o analista do Seeking Alpha. “Ele é bem sucedido para um jogo Battle Royale, mas não atingirá os níveis de Fortnite. Nem mesmo perto disso”.

“Embora Apex tenha tido um lançamento forte, esse tráfego foi principalmente adquirido e não orgânico. A EA gastou milhões para pagar streamers para transmitir a jogabilidade do Apex no dia do lançamento e alguns dias depois. Quando os streamers pararam de jogar ou pararam de transmitir Apex, o interesse caiu drasticamente”, diz a matéria do site.

O setor financeiro também notou esse declínio, e alguns analistas de mercado já estão alertando os investidores a não comprarem ações da EA na esperança de que Apex Legends brigue com Fortnite.

A WY Capital também considerou o jogo “supervalorizado”, mas ressaltou que é difícil determinar com precisão seu valor porque Fortnite é o produto de uma empresa privada, enquanto Apex Legends é da EA, uma empresa de capital aberto.

O fato é que as ações da EA se mantiveram estáveis nos últimos meses apesar de uma série de más notícias, como os fiascos de Battlefield V e Anthem. Observadores do mercado viam Apex Legends como a boa notícia em meio à crise da editora, e um possível indicador de um novo rumo para os negócios da empresa. Mas se Apex continuar a tendência de declínio, as ações da EA devem acompanhar a queda.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_03

Diferente de Anthem e Battlefield V, que foram muito contestados por suas qualidades como jogos, Apex Legends foi bastante elogiado e agradou a crítica e público. Como explicar então sua queda de popularidade? O principal motivo parece ser o já comentado fator novidade. A originalidade que atraiu a curiosidade do público em março se esvaiu e o estúdio Respawn Entertainment não conseguiu produzir conteúdo novo em tempo para manter o público engajado, enquanto o concorrente Fortnite tem muito mais tração e é atualizado regularmente com novos conteúdos e eventos.

Fortnite recebe pelo menos uma nova arma, veículo ou item por semana e está constantemente adicionando eventos e mistérios em seu mapa. Já Apex teve apenas uma nova arma e um novo personagem, Octane, desde o lançamento em fevereiro. Além disso, a Epic distribui uma montanha de dinheiro – cerca de US$ 100 milhões – em premiações nos eventos de Fortnite ao longo do ano, algo que ainda é difícil de ser alcançado por Apex Legends.