O sucesso de Animal Crossing: New Horizons no mercado dos games foi algo inesperado até mesmo para os produtores. Com mais de 13 milhões de unidades vendidas até o início de maio, o novo título da série não fez bem apenas para as vendas do Switch, mas também para as ações da Nintendo no mercado financeiro. A situação é parecida com 2017, quando a empresa japonesa viu as ações baterem recordes com o sucesso do Switch entre os gamers.

Para entender o êxito da Nintendo no mercado financeiro é preciso pegar alguma concorrente como comparação. Um dos índices mais importantes no mercado de ações é o sp500, que é a união das 500 empresas mais valorizadas dos Estados Unidos e que estão presentes na Bolsa de Valores de Nova York ou na Nasdaq. Entre essas empresas, está a Microsoft, do Xbox One.

No final de maio, cerca de um mês após o lançamento de Animal Crossing: New Horizons, as ações da Nintendo passaram do valor unitário de US$ 400. Já as rivais mais tradicionais, a Sony e a Microsoft, tiveram pouca variação em seus papeis no mesmo período, apesar de um ano bastante ativo com grandes lançamentos de jogos e novos hardwares por vir. A série Animal Crossing tem responsabilidade nisso, já que antes do lançamento do game a empresa tinha ações no valor de US$ 300.

O resultado positivo é um alívio para a Nintendo, que teve uma experiência ruim com a série no ano passado. Logo após confirmar que Animal Crossing: New Horizons só chegaria em março de 2020, o que significava um adiamento, as ações da Nintendo no mercado financeiro caíram 3,5%. Foi um susto, mas que serve para demonstrar como o jogo é um dos títulos mais importantes da história da empresa e também do Switch.

Sucessos de vendas

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Não é a primeira vez que o Switch entrega boas notícias para a Nintendo. Assim como o novo Animal Crossing, o console é um sucesso de vendas desde que chegou aos mercados. Em 2017, por exemplo, a empresa japonesa viu um crescimento de 102% no mercado de ações apenas pelo sucesso de vendas do novo console. Um número que surpreendeu todos os envolvidos na criação e produção do Switch.

Em 2020, os números de vendas do console parecem melhores do que nunca. Até o final de março, a empresa confirmou ter vendido quase 56 milhões de unidades do Switch desde o lançamento. São mais de 3 milhões comercializados apenas neste ano. Animal Crossing: New Horizons também possui bons números após o lançamento ocorrido em março. O game vendeu mais de 13 milhões de unidades, sendo 11 milhões em menos de duas semanas.

Assim, podemos ver que o sucesso do game e da Nintendo são cada vez maiores e extrapolam o universo dos jogos eletrônicos. O mercado de ações, que já é dominado pelas empresas de tecnologia, também possui espaço para os produtores de consoles e games. A junção da Nintendo com o novo capítulo de Animal Crossing parece ser um casamento perfeito e que já está gerando lucros e benefícios desde março deste ano.