Indo contra a onda de opiniões negativas sobre as micro-transações, especialmente no caso de Star Wars Battlefront 2, um analista do mercado americano afirmou que a decisão da EA de suspender as transações com dinheiro real foi um erro e os jogos são baratos demais.

Evan Wingren, da KeyBanc Capital Markets, opinou que a EA não soube lidar com o lançamento de Star Wars Battlefront 2 e “a suspensão das micro-transações em curto prazo foi um risco transitório”.

Falando à CNBC, Wingren usou uma lógica um tanto polêmica para justificar que os jogos de US$ 60 são baratos demais, pois oferecem um custo por hora de entretenimento muito baixo se comparado à TV ou filmes. Na conta dele, um usuário que compra um jogo por US$ 60 e gasta US$ 20 a mais por mês em micro-transações, jogando uma média de 2,5 horas por dia ao longo de um ano, estaria gastando 40 centavos de dólar por hora de diversão. Já a TV custa 60 a 65 centavos por hora e filmes 80 centavos a 3 dólares por hora. Resta saber qual é a proporção dos consumidores que jogaria um único título por 2,5 horas todos os dias por um ano, em comparação com aqueles capazes de assistir a um filme de 2 horas do início ao fim.

“Se você der um passo atrás e observar os dados, uma hora de conteúdo de videogame ainda é uma das formas mais baratas de entretenimento. A análise quantitativa mostra que os editores de videogames estão realmente cobrando dos jogadores uma taxa relativamente barata e provavelmente devem aumentar os preços”, disse o analista.

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“Os jogadores não estão sendo sobretaxados, eles estão pagando pouco. Esta saga tem sido uma tempestade perfeita para a reação excessiva, pois envolve EA, Star Wars, Reddit e alguns jornalistas / lojas de jogos puristas que não gostam de microtransações”, diagnosticou.

A EA pretende voltar com as micro-transações em Star Wars Battlefront 2 assim que tiver encontrado um sistema de progressão mais equilibrado.