A Nintendo decepcionou a mídia de games americana ao afirmar que Shiver, uma das personagens de Splatoon 3, “se identifica como mulher” e “usa os pronomes ela/dela”. A expectativa era de que a empresa anunciasse Shiver como uma personagem não-binária, atendendo à demanda de “mais diversidade” nos jogos da empresa.

“Após o Nintendo Direct de meados de agosto, que mostrou o que esperar de Splatoon 3, os fãs do jogo especularam que Shiver, um dos rostos do novo jogo, poderia se identificar como não binário”, escreveu um jornalista do site The Verge.

“Então perguntamos a Nate Bihldorff, vice-presidente sênior de desenvolvimento e publicação da Nintendo, que confirmou ao The Verge que Shiver se identifica como mulher. E que enquanto os pronomes ela/ela de Shiver não foram mencionados no Direct, eles são usados no jogo”, lamentou o jornalista, que por sua vez usa os pronomes ele/dele.

“Os espectadores que esperavam que Shiver fosse um personagem não-binário tinham algumas pistas convincentes saindo do vídeo [da Nintendo Direct]. Como observa The Gamer, o grupo de hype Deep Cut ao qual Shiver pertence balança muito roxo, amarelo, preto e branco – as cores da bandeira não binária. A publicação também especulou que o grupo dizendo juntos ‘Nós não devemos ser nada’ era um aceno para uma confirmação iminente de que Shiver seria não-binário”, comentou o escritor do site, com decepção. “Pode ser visto como uma marca muito pequena de progresso na inclusão de gênero que o criador de personagens de Splatoon 3 acaba com a oferta de ‘menino’ e ‘menina’ como as únicas opções, como os jogos anteriores de Splatoon fizeram”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

O não muito diverso e progressista Splatoon 3 sai no dia 9 de setembro para o Switch. O jogo poderá ser experimentado em um teste aberto ao público no próximo sábado.