Um jovem de 25 anos residente em Miami recebeu um Xbox One pelo correio por engano dois meses antes do console ser anunciado pela Microsoft. A história curiosa aconteceu em 2013, mas foi revelada apenas agora pelo site Business Insider.

Em março de 2013, Jia Li comprou um laptop simples pelo site da Microsoft. A encomenda chegou no dia 23 de março, mas ao abrir a caixa, Li encontrou algo que nunca tinha visto. Era um protótipo do então desconhecido Xbox One, que tinha uma carcaça branca igual à do modelo original, mas era coberta de adesivos zebrados — uma prática comum para disfarçar o design de produtos ainda em fase de teste.

O Xbox One foi revelado ao público apenas no dia 21 de maio, quase dois meses após Li receber o protótipo do console. Segundo o rapaz, a caixa veio com o console e vários cabos com plugs de diversos formatos internacionais, mas sem o controle ou o Kinect. Ao ligar o aparelho à TV, a tela mostrava a palavra Kryptos, que seria, junto de Durango, um dos codinomes do projeto do Xbox One.

Li, que é um gamer casual e hoje tem o PS4 e o Xbox One, diz que sabia dos rumores sobre um certo Xbox 720 (o apelido mais comum dado pelo público ao sucessor do Xbox 360 na época), o que o deixou mais curioso sobre o produto que havia recebido. Antes de entrar em contato com a Microsoft, o rapaz contactou o jornalista do Business Insider, que na época trabalhava no site de tecnologia Engadget, e disse que tinha conseguido um “Xbox 720 Kryptos versão beta”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Após contar a história ao jornalista, Li e a Microsoft fizeram contato e um representante da empresa visitou a casa do rapaz para recolher o console e recompensá-lo com um Xbox 360 e o laptop que havia comprado.

Não se sabe ao certo como ou por que o protótipo do Xbox One foi enviado a Li, mas segundo a investigação do jornalista, a Microsoft havia estocado as caixas dos protótipos do Xbox One em lugares pouco óbvios, como em seu escritório de logística, a fim de evitar vazamentos. Uma caixa com o protótipo poderia então ter sido marcada erroneamente como um item para envio, sendo entregue ao comprador do laptop.

A Microsoft não comentou sobre o caso.