A AMD, que fabrica as CPUs e GPUs do PlayStation 5 e do Xbox Series X|S, prevê que os estoques dos consoles continuem insuficientes para suprir a demanda até pelo menos o segundo semestre de 2021.

Perguntada sobre o assunto durante uma conferência para investidores, a CEO Lisa Su disse que espera “algum aperto” na oferta e demanda durante os primeiros seis meses do ano, antes de alguma folga no segundo semestre.

“Quando eu olho para o ambiente de semicondutores em 2020, ele era muito forte. Portanto, vimos uma forte rampa de receita em nossos negócios, bem como em alguns de nossos pares”, disse Su. “É justo dizer que a demanda geral excedeu nosso planejamento e, como resultado, tivemos algumas restrições de fornecimento ao encerrar o ano. Esses eram principalmente, eu diria, no mercado de PC, o segmento inferior do mercado de PC e nos mercados de jogos”.

“Dito isso”, acrescentou ela, “acho que estamos recebendo grande apoio de nossos parceiros de fabricação. A indústria precisa aumentar os níveis gerais de capacidade e, portanto, vemos algum aperto ao longo do primeiro semestre do ano, mas há capacidade adicional no segundo semestre”.

A demanda pelo PS5 e Xbox Series X|S tem superado largamente a oferta em todo o mundo, incluindo o Brasil. Por aqui, apenas o Xbox Series S pode ser comprado para entrega imediata hoje, e o PlayStation 5 está sendo prometido para março em algumas lojas.