O desenvolvimento de Alan Wake 2 chegou ao estágio em que o jogo já pode ser experimentado do início ao fim. Esta informação foi revelada pelo estúdio Remedy Entertainment em uma apresentação de seus resultados para todo o ano de 2022.

O Remedy tem atualmente cinco jogos em desenvolvimento, sendo quatro deles financiados entre o próprio estúdio e editoras parceiras. A exceção é justamente Alan Wake 2, que está sendo totalmente bancado pela Epic Games Publishing e cujo lançamento parece bem encaminhado para este ano.

“Alan Wake 2 está em plena produção”, comentou o CEO da Remedy, Tero Virtala. “O jogo em breve terá todo o conteúdo pronto e poderá ser jogado do início ao fim. Em seguida, passaremos a polir a experiência. Alan Wake é uma marca única que possui alto valor para a empresa hoje”.

Entre notícias menos positivas, o estúdio também revelou que Alan Wake Remastered ainda não gerou royalties, embora a Remedy continue esperançosa de que esta remasterização decole à medida que o lançamento de Alan Wake 2 se aproxima e o público fique curioso sobre o primeiro jogo. Mas se Alan Wake Remastered ainda não trouxe dinheiro para a Remedy, também não a fez perder nenhum, já que a Epic Games Publishing também bancou todos os custos de desenvolvimento e marketing.

Enquanto a produtora aguarda o lançamento de Alan Wake 2, a estratégia de aumentar os projetos co-financiados tem um impacto óbvio na lucratividade no curto prazo. Para o ano de 2022, a Remedy manteve o seu volume de negócios nos 43,6 milhões de euros mas apresenta um prejuízo líquido de 1,7 milhões de euros em vez de um ganho de 8,8 milhões de euros em 2021. Claro que a produção de todos estes títulos ainda tem de correr conforme planeado, o que já não é o caso de Codename Vanguard, o jogo multiplayer encomendado pela Tencent que vai demorar um pouco mais do que o esperado.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Segundo o CEO da Remedy, a produtora já fez algumas mudanças em sua organização de estúdio multiprojetos e a ambição é de lançar um jogo todos os anos a partir de 2023, com conteúdo adicional gratuito e pago. A Remedy terminou 2022 com 334 funcionários, ante 294 um ano antes.

Além de Alan Wake 2, os outros projetos da Remedy são Control 2 e Codename Condor, ambos produzidos em parceria com a 505 Games, Codename Vanguard com a Tencent Games e Max Payne 1&2 Remake com a Rockstar Games.

“Control 2 aprofunda a história e o mundo do Control original. Agora temos conceitos detalhados para a visão do jogo e todas as áreas criativas, incluindo jogabilidade, narrativa e direção de arte. Estamos satisfeitos com o trabalho feito pela equipe e, em janeiro 2023, o jogo passou para o estágio de prova de conceito”, revelou Virtala.

“Codename Condor é um jogo baseado em serviço e, portanto, um novo tipo de jogo para Remedy. Estamos garantindo que a jogabilidade principal seja sólida. Estamos obtendo a equipe certa e o modelo de produção para o jogo e avançando pacientemente desenvolvimento. Juntamente com nosso parceiro 505 Games, vimos um grande potencial em Condor”. Este ainda está na fase de prova de conceito.

“Codename Vanguard também está em sua fase de prova de conceito. A partir do outono de 2022, optamos por manter o jogo nesta fase por mais tempo e adiar a expansão significativa da equipe de desenvolvimento para 2023. A equipe Vanguard fez progressos e continua trabalhando em jogabilidade central e desenvolvimento de metagames, bem como narrativa e construção de mundo no estilo Remedy. A equipe de desenvolvimento foi reforçada com contratações importantes”, comentou o CEO.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_03

“O remake de Max Payne 1&2 continua na fase de design. O projeto progrediu bem. Mal podemos esperar para dar vida a esse amado personagem em uma nova geração de consoles e com uma nova geração de fãs”.