A Activision removeu imagens de páginas do Alcorão que apareciam no chão de uma fase de Call of Duty: Vanguard, respondendo a protestos de jogadores que apontaram desrespeito ao livro sagrado muçulmano.

A editora também divulgou um pedido de desculpas à comunidade muçulmana e afirmou que a aparição das páginas do Alcorão no jogo foram um erro e elas jamais deveriam estar naquele contexto.

As páginas do Alcorão apareciam no chão de um mapa do modo de zumbis, permitindo inclusive que os jogadores “pisassem” sobre elas. O simples ato de colocar o Alcorão no chão é considerado um ato desrespeitoso pela religião muçulmana, e no caso de Call of Duty: Vanguard havia o agravante do jogador poder pisar, ainda que virtualmente, nas páginas.

“Call of Duty é feito para todos”, escreveu a Activision em um comunicado. “Havia conteúdo insensível à comunidade muçulmana incluído por engano na semana passada e, desde então, ele foi removido do jogo. Nunca deveria ter aparecido como no jogo. Pedimos profundamente desculpas. Estamos tomando medidas internas imediatas para resolver a situação para prevenir tais ocorrências no futuro”.

Call of Duty: Vanguard já está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S.