A Activision Blizzard planeja contratar 2.000 novos desenvolvedores nos próximos dois anos e triplicar as equipes que hoje cuidam da série Call of Duty.

A meta foi revelada pelo CEO da Activision Blizzard, Bobby Kotick, durante uma apresentação de resultados da empresa no primeiro trimestre de 2021.

“Do início de 2020 até o final do próximo ano, pretendemos contratar mais de 2.000 desenvolvedores”, disse o executivo. “Planejamos triplicar o tamanho de certas equipes de franquia em comparação com essas equipes em 2019 e temos planos de contratação agressivos em todo o mundo, incluindo novos estúdios ou grande expansão na Polônia, China, Austrália e Canadá”.

“E, como nossos acionistas esperam, continuamos focados em encontrar e reter os melhores talentos do setor e sempre alinhar desempenho e recompensa”, acrescentou Kotick.

Hoje todos os estúdios da Activision trabalham em Call of Duty, sendo que alguns trocaram suas criações originais pelo trabalho de suporte ao jogo de guerra.

A Toys For Bob, de Skylanders e do recente Crash Bandicoot 4: It’s About Time, está trabalhando no conteúdo da terceira temporada de Warzone. O Raven Software é um estúdio de suporte para CoD desde 2010, enquanto na China o Activision Shanghai trabalhou em Call of Duty Online. O Demonware oferece suporte de servidor para Call of Duty, o High Moon Studios, criador de Transformers, hoje é equipe de apoio de Call of Duty e o Beenox tem trabalhado em CoD desde Black Ops III.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Os três maiores estúdios da Activision, o Infinity Ward, Treyarch e Sledgehammer, têm se revezado no desenvolvimento de jogos Call of Duty na última década.

O foco em Call of Duty pode parecer exagerado para quem espera mais diversidade da Activision Blizzard, mas do ponto de vista dos negócios tem sido uma escolha racional. A empresa teve uma receita de US$ 2,28 bilhões no primeiro trimestre de 2021, superando um pouco a expectativa de US$ 2,02 bilhões.

O crescimento do grupo ano a ano foi de 72% em 2020-2021, “impulsionado por Call of Duty Black Ops, receitas de Cold War e Warzone, fortes vendas premium e Call of Duty Mobile”. Enquanto isso, os segmentos Blizzard e King, de Candy Crush, relataram crescimento de 7% e 22%, respectivamente.

Kotick, que é um dos executivos mais bem pagos dos Estados Unidos, concordou na semana passada em reduzir seu salário pela metade como parte de seu último contrato de trabalho, mas seus ganhos podem ser ainda maiores nos próximos anos por meio de prêmios de incentivo de capital de longo prazo.