A Activision confirmou que todos os seus principais estúdios agora estão trabalhando na franquia Call of Duty.

Dos dez estúdios da Activision, apenas a Blizzard e a King ainda têm mais autonomia e operam como entidades separadas, dedicadas a franquias que ainda não foram engolidas por Call of Duty.

Os estúdios que funcionam sob a bandeira da Activision, comandados pelo presidente Rob Kostich, estão todos envolvidos direta ou indiretamente com Call of Duty, seja criando os jogos principais da série ou dando suporte ao desenvolvimento de Call of Duty Warzone.

O desenvolvimento do próximo jogo da série, Vanguard, está sendo liderado pela Sledgehammer Games, com a Treyarch assumindo o modo de zumbis e o Raven liderando a integração com Warzone. Dando suporte de desenvolvimento aos dois jogos hoje estão o Beenox, Demonware, High Moon Studios, Activision Shanghai e Toys for Bob.

Enquanto isso, o Infinity Ward, criador da franquia, está atualizando o conteúdo do Modern Warfare de 2019 e muito provavelmente trabalhando no próximo título da série.

Embora o foco seja Call of Duty, os estúdios coadjuvantes ainda podem trabalhar em projetos paralelos, ainda que esses sejam raros. Nos últimos anos, apenas o Toys for Bob saiu um pouco da rotina e criou um título original com Crash Bandicoot 4: It’s About Time, após o sucesso da reedição dos clássicos da série Crash Bandicoot. Uma remasterização de Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2 feita pela Vicarious Visions foi outro projeto paralelo, ainda que de escopo menor.

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Mesmo tendo alocado praticamente toda a sua força de desenvolvimento na série Call of Duty, a Activision quer mais e anunciou a formação de um estúdio mobile interno, que atualmente está trabalhando em um novo Call of Duty para celulares com o apoio do Beenox e Activision Shanghai.

A meta da Activision Blizzard é de triplicar o tamanho das equipes que hoje cuidam da série Call of Duty, contratando mais 2 mil desenvolvedores até o final de 2022.

O foco em Call of Duty pode parecer exagerado para quem espera mais diversidade da Activision Blizzard, mas do ponto de vista dos negócios tem sido uma escolha racional. A empresa teve uma receita de US$ 2,28 bilhões no primeiro trimestre de 2021, superando um pouco a expectativa de US$ 2,02 bilhões.

O crescimento do grupo ano a ano foi de 72% em 2020-2021, “impulsionado por Call of Duty Black Ops, receitas de Cold War e Warzone, fortes vendas premium e Call of Duty Mobile”. Enquanto isso, os segmentos Blizzard e King, de Candy Crush, relataram crescimento de 7% e 22%, respectivamente.