A má impressão deixada pelos prévias recentes e confirmada pelas avaliações negativas de Saints Row derrubaram as ações do Embracer Group.

A editora que se tornou mais proeminente após comprar a Eidos e Crystal Dynamics da Square Enix em maio perdeu cerca de 10% de seu valor nos últimos cinco dias, desde que ficou mais claro que o “reboot” de Saints Row seria um fracasso.

O jogo que está sendo lançado hoje é o primeiro título AAA desta nova fase ambiciosa do Embracer Group, que adquiriu vários estúdios nos últimos dois anos, culminando com a adição dos principais ativos ocidentais da Square Enix, como a série Tomb Raider.

Saints Row foi massacrado pela crítica e recebeu muitas notas 5/10, o que é raro para um título AAA de grande orçamento.

Embora esteja começando sua nova fase com um provável fiasco, o Embracer tem muitos jogos em desenvolvimento e espera que isso sirva para proteger o grupo contra o fracasso de um único projeto caro. Também é importante lembrar que a empresa comprou vários estúdios e franquias a preços comparativamente baixos. O maior negócio até agora, que foi a compra de Tomb Raider e Deus Ex, junto dos estúdios Crystal Dynamics e Eidos Monteal, custou a pechincha de US$ 300 milhões aos cofres do grupo sueco.

O Embracer Group também adquiriu no ano passado os diretos para criar jogos baseados na franquoa O Senhor dos Aneis.