Todas as atividades realizadas na Internet supõe um certo nível de risco, e os jogos online não são uma exceção. Hackers exploram fragilidades de segurança em jogos online com vários géneros de ataques cibernéticos.

Se você joga ao mais alto nível, pode ser alvo de um ataque DDoS, em que um hacker “inunda” o seu router com pedidos disruptivos de modo a criar uma sobrecarga do sistema. Os riscos, contudo, são reais mesmo para gamers mais casuais. Ataques de malware são relativamente comuns (principalmente em links falsos para download de jogos), e os ataques de phishing são prevalentes em jogos online como o Fortnite.

Assim, ser hackeado em jogos online é mais provável do que muita gente pensa. Mas o que pode ser feito para contrariar esta tendência preocupante?

Medidas de segurança para gamers

Jogar online é uma atividade semelhante a qualquer outra realizada no espaço virtual. Contudo, gamers são especialmente sensíveis a ataques de hackers. As bases de dados de alguns jogos online contêm informações pessoais extremamente delicadas de cada jogador, desde nome completo e endereço residencial até detalhes bancários.

Estas são algumas medidas de segurança que contribuem para aumentar a sua segurança online:

Instalar uma VPN

Uma das melhores ferramentas para aumentar a sua segurança enquanto joga online é uma VPN. Uma VPN é uma rede virtual privada que permite aos seus utilizadores criar conexões seguras e anónimas à Internet. Ao utilizar uma VPN, tem a opção de esconder o seu IP, o que lhe garante proteção contra ataques DDoS e outras ameaças.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Uma VPN também oferece vantagens ao nível da velocidade e desempenho, contribuindo para conexões mais rápidas e menores períodos de latência (ping).

Criar várias passwords

Utilizar a mesma password para várias contas é conveniente, mas perigoso. Se um hacker conseguir descobrir uma das suas passwords, este poderá potencialmente aceder a todas as suas outras contas. Ao jogar online, certifique-se que utiliza passwords diferentes para cada serviço.
As suas passwords não devem ser apenas diversas, mas também complexas. Utilizar vários caracteres, letras maiúsculas e minúsculas, e números é recomendável. É igualmente importante evitar passwords óbvias, que incluam o seu nome ou data de nascimento.

Usar autenticação multifator

A autenticação multifator, ou MFA, é um sistema de início de sessão que lhe garante uma camada adicional de proteção. Sites e serviços que incluem MFA requisitam não só o seu nome de acesso e password mas também uma ou mais informações extra, como um código temporário enviado por SMS.
Nem todos os jogos online têm MFA, mas este sistema pode ser incorporado em virtualmente qualquer início de sessão com a ajuda de software externo.

Escolher empresas responsáveis

Estar informado acerca dos protocolos de segurança de jogos online é fulcral para evitar hackers. Nem todas as empresas são igualmente responsáveis, e potenciais falhas de sistema podem ser tão perigosas para gamers como um comportamento negligente.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_03

Em 2021, por exemplo, um defeito num componente comum conhecido como Apache Log4j deixou milhões de utilizadores expostos a ataques cibernéticos. Pouco tempo depois, em 2022, uma falha no Spring4Shell da Java teve consequências semelhantes.

As causas do aumento do número de ataques em jogos online

O acesso a um grande volume de dados privados sempre motivou os hackers a procurar por vítimas em servidores de jogos online. No entanto, a crescente valorização de ativos virtuais in-game contribuiu para o aumento da insegurança no espaço virtual.

Um único jogador do MMO Entropia Universe, por exemplo, investiu cerca de 2,5 milhões de dólares em propriedade imobiliária virtual contida no jogo.
O crescente uso de moedas virtuais em jogos online também contribui para acelerar as ambições dos hackers. Este dado é particularmente pertinente se considerarmos que cada vez mais empresas—incluindo a portuguesa Volt Games — se encontram a trabalhar na próxima geração de jogos em blockchain.