A 343 Industries anunciou que está considerando adicionar microtransações com dinheiro real ​à Halo: Master Chief Collection.

A ideia seria implementada na forma de “Spartan Points”, que substituiriam os Season Points que existem atualmente no jogo, e que permitem aos jogadores comprar vários itens cosméticos completando certos objetivos.

“Para jogadores que são novos no MCC, ou que podem não ter dedicado muito tempo especificamente para desbloquear itens durante as atualizações sazonais ou são simplesmente finalistas que procuram pegar os últimos itens pendentes de que precisam, estamos explorando internamente um novo recurso em potencial para o futuro na forma de Spartan Points compráveis”, explicou o 343 Industries.

O plano do estúdio não deve interferir na estrutura de progressão do jogo atual, entretanto, e seria apenas uma opção a mais para aqueles que desejam obter certos itens com menos horas de jogo. Nas palavras de um representante do estúdio, os Spartan Points seriam “uma alternativa opcional e aditiva para jogadores que podem achar o vasto escopo de conteúdo uma quantidade intimidadora de tempo de jogo e querem avançar (ou pular) o grind, ou talvez queiram pegar itens específicos”.

O estúdio também disse que está anunciado os planos com antecedência para garantir que fosse transparente com a comunidade de Halo antes de introduzir oficialmente essas microtransações.